CONHEÇA OS NOSSOS SERVIÇOS

Loxodonta africana4

BIODIVERSIDADE

Na área da Biodiversidade prestamos todo o tipo de serviços, independentemente da localização geográfica, do tipo de projeto ou do biota a estudar.

Neste contexto, temos competências e experiência para o desenvolvimento de serviços que cobrem os diferentes grupos biológicos:

  • flora (não vascular – e.g. diatomáceas, líquenes e briófitos – e vascular);
  • invertebrados (aquáticos – e.g. bivalves, corais – e terrestres – e.g. aranhas, libélulas);
  • ictiofauna (dulçaquícola e marinha);
  • anfíbios e répteis;
  • aves (terrestres, aquáticas e marinhas);
  • mamíferos (terrestres e marinhos).

Dentro da tipologia de trabalhos que desenvolvemos, destacamos, pela experiência que possuímos, a participação em  estudos de avaliação ambiental, definição e implementação de Planos de Monitorização, execução de Medidas, Estudos Ecológicos de Base, entre outros.

NA PRÁTICA… ABRAÇAMOS QUALQUER DESAFIO QUE NOS SEJA COLOCADO NA ÁREA DA BIODIVERSIDADE!!!

medição peixes3

QUALIDADE ECOLÓGICA DA ÁGUA

No âmbito da gestão dos recursos hídricos superficiais, prestamos serviços na área de avaliação do estado ecológico das massas de água.

Neste contexto temos experiência e competências no emprego das metodologias oficiais enquadradas na aplicação da Diretiva Quadro da Água;

Internamente asseguramos dois dos três elementos que caracterizam as massas de água superficiais – os elementos biológicos e os elementos hidromorfológicos;

Para a determinação dos elementos fisíco-químicos estabelecemos parcerias com laboratórios acreditados.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

CARACTERIZAÇÃO HIDROMORFOLÓGICA

A importância da hidromorfologia nas condições de suporte dos ecossistemas aquáticos dulçaquícolas tem vindo a assumir relevo desde a entrada em vigor da Diretiva Quadro da Água (DQA). A DQA define os elementos hidromorfológicos como um dos sustentáculos dos programas de monitorização e sistemas de classificação do estado/potencial ecológico das massas de água Rios.

A BIOTA tem competências e experiência na aplicação do método River Habitat Survey (RHS), em caracterizações hidromorfológicas de acordo com as normas EN 14614 e EN 15843, assim como na aplicação de diversas metodologias para a determinação de caudais ecológicos.

servicos_servicos ecossistemas

SERVIÇOS DOS ECOSSISTEMAS

Os Serviços dos Ecossistemas traduzem as complexas relações entre o meio natural e o bem-estar humano. Estes serviços dividem-se em:

  • Suporte – serviços necessários para a produção de todos os outros serviços (e.g. produção primária);
  • Produção – bens produzidos ou aprovisionados pelos ecossistemas (e.g. alimento);
  • Regulação – benefícios obtidos da regulação dos processos de ecossistema (e.g. regulação do clima);
  • Culturais – Benefícios não materiais obtidos dos ecossistemas (e.g. recreativo);

Integrado em estudos mais abrangentes ou, isoladamente, asseguramos a caracterização e avaliação dos Serviços dos Ecossistemas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

QUANTIFICAÇÃO DE GASES COM EFEITO DE ESTUFA

Para a avaliação dos impactes ambientais decorrentes das explorações pecuárias quer na qualidade dos habitats, quer no estado fitossanitário das comunidades e povoamentos florestais (e.g. sobro e azinho) envolventes a cada projeto, a BIOTA efetua as medições e a quantificação das emissões de gases com efeito de estufa (GEE).

A BIOTA tem o Know‑how para realizar duas metodologias complementares:

  • Quantificação das emissões de GEE na atmosfera provenientes do processo de produção de animais;
  • Quantificação de compostos azotados nos solos alvo de incorporação dos efluentes pecuários.
M2E1L0-3R350B300

TECNOLOGIA

Em 2014, a BIOTA entrou numa nova fase da sua evolução, passando a integrar na sua gama de serviços o desenvolvimento de ferramentas que minimizem o tempo investido em tarefas morosas não especializadas na área do ambiente, com um foco inicial nas atividades associadas às áreas em que opera.

Ao mesmo tempo que aposta na inovação como fator diferenciador, a Biota em parceria com a Innovation Makers, acredita que esta abordagem permitirá a curto/médio prazo uma significativa redução de custos em trabalhos de consultoria ambiental.

formação

DIVULGAÇÃO E FORMAÇÃO

A BIOTA, isolada, em parceria, ou a convite, realiza sessões de formação, ações de sensibilização, workshops temáticos e seminários.

Dentro da temática da Biodiversidade, os temas abordados podem ser muito variados, indo desde a identificação de espécimes, até à aplicação de metodologias de recolha e tratamento de dados, passando pela sensibilização ambiental.

Um outro domínio de especialidade é a área dos Recursos Hídricos, na vertente ecológica, hidromorfológica e de caudais ecológicos.

mapa_2

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA

Integrado em projetos ou isoladamente,  a BIOTA produz:

  • Cartografia temática;
  • Desenho, implementação e gestão de bases de dados geográficas;
  • Desenho e Implementação de Sistemas de Informação Geográfica.